terça-feira, 12 de abril de 2011

Trilhos de Baco - Vidigueira - Agosto 2010

Agosto de 2010 teve como grande acontecimento a participação no Raid BTT Trilhos de Baco, na Vidigueira, Alentejo. Um evento com um nível de organização a que não estávamos habituados, e que pouco teve a ver com as anteriores participações em passeios na zona de Sintra.
O Trilhos de Baco é uma das grandes concentrações de BTT do país e o facto de disponibilizar campismo gratuito no complexo de piscinas, a partir de quinta-feira, faz com que muita gente se junte e faça do local uma festa permanente. As temperaturas bastante elevadas, 36º a 38º, tornam as piscinas local de frequência obrigatória.
Na zona do parque "reservada" para o pessoal de Sintra contavam-se os Bolas de Berlim Zé Lucas e família, Santos e Jean-Pierre, o amigo Luís Miguel, bem acompanhados pelos BTTretas, Bispo e Pedro Barrigas Armstrong, pelo pessoal do BTT Mem Martins Lourel e por quem se foi juntando por ali. JêPê da Bola de Berlim e Jorge Lima dos BTTretas, mais "finos", dormiram na residencial...
No Sábado à noite realizou-se o passeio nocturno com cerca de 30 Kms, com prova de melão ao luar, que serviu de aperitivo para o dia da prova.

O dia da prova começou quente mas com um belo pequeno almoço oferecido pela organização no quartel dos Bombeiros locais. Na partida, uma imensidão de bicicletas fez-se aos trilhos, no nosso caso sem qualquer conhecimento das famosas planícies alentejanas que naquela zona são bastante inclinadas. O mito do Alentejo plano ficou ali desmentido. O nosso pessoal optou pelos 40Kms (na realidade 48) com excepção do Santos que se aventurou nos 70Kms na companhia dos BTTretas e amigos.

Com andamentos diferentes, todos concluíram a prova. O Jean-Pierre e o amigo Luís com tempos normais para a distância, o Santos idem mas com 70Kms nas pernas. enquanto o Zé Lucas teve que "rebocar" o JêPê em grande parte do percurso, pois este já só queria era deitar-se à sombra de um chaparro. Mais abaixo o registo da sua chegada que apesar da baixa velocidade, ainda deixou alguns participantes para traz.
Realce para os bons abastecimentos, especialmente a água fresca fornecida no meio dos montes, com 37º à sombra.
No final, nada como um almoço-sauna com boa comida, bebida e convívio, mas que foi o único ponto menos positivo da organização, que se esqueceu de ligar o ar condicionado...
Em 2011 há mais...


2 comentários:

Pedro disse...

Pois foi á maneira este fim de semana com 4 dias de pura diversão,com muito alcool, na companhia de muitos amigos.
É um evento a não perder.

J.P. Gonçalves disse...

Parabéns Pedro! Ganhaste o prémio atribuído à primeira pessoa a postar um comentário neste blog! Quanto ao prémio em si, e como estamos em tempo de crise, podes escolher entre uma imperial ou uma bola de Berlim (sem creme que é mais barata...).
Obrigado pelo comentário.